Após o exame admissional físico-funcional, o trabalhador pode passar por exames periódicos também.

O fisioterapeuta do trabalho pode então acompanhar essa pessoa ao longo do tempo que o colaborador trabalha naquela empresa.

O exame periódico físico-funcional serve também para determinar se é necessário fazer mudanças nos programas de ginástica laboral ou algum outro tipo de mudança no local de trabalho.

É importante que s trabalhadores da empresa passem por exames físico-funcionais periodicamente para que o fisioterapeuta do trabalho possa monitorar suas valências mínimas de saúde.

Quanto antes forem encontrados problemas de saúde mais rápido podemos encontrar soluções e tratamentos.


Nesses exames são realizadas algumas verificações como percentual de gordura, massa muscular e também a relação cintura-estatura [risco cardiometabólico].

Caso os valores estejam fora do normal precisamos intervir. Com este exame podemos também entender se o trabalhador está em condições para a função que ele está desempenhando naquele momento.

Podemos usar esse mesmo exame para o trabalhador que vai mudar de função, assim conseguiremos fazer uma análise do trabalho que aquela pessoa está indo e determinar se existe um risco diferente relacionado a sua condição de saúde no momento.

Se houver algum problema de saúde no futuro podemos relacionar a esta mudança de função e realizar as tratativas necessárias.

Deixe um comentário contando como tem sido a sua experiência com estes exames!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta