Será que o Ergonomista pode ser MEI?
A resposta é: Não pode!
O Microempreendedor Individual (MEI) é uma categoria criada para formalizar trabalhadores que prestam serviços de forma informal, para atividades não regulamentadas por órgãos de classe, como artesão, doceiro, cabeleireiro, entre outros. No entanto, um profissional que atua com ergonomia não pode ser enquadrado como MEI.
Isso ocorre porque a Ergonomia não é uma profissão regulamentada no Brasil. Dessa forma, diversos profissionais que atuam com ergonomia, como Fisioterapeutas, Engenheiros e Professores de Educação Física, já possuem profissões regulamentadas na Receita Federal, não podendo ser MEI para atuar com consultoria em ergonomia.
É importante ressaltar que a regulamentação da profissão de ergonomista ainda é um tema em discussão no Brasil. Até que ocorra essa regulamentação, os profissionais que atuam com essa área podem se enquadrar em outras profissões regulamentadas e prestar serviços de consultoria em ergonomia de forma legal e segura.
Portanto, é preciso estar atento às regulamentações de cada profissão para escolher a melhor forma de se formalizar e exercer a atividade de consultoria em ergonomia. Como a Ergonomia não é uma profissão regulamentada, os profissionais que atuam nessa área devem buscar outras formas de formalização, como a abertura de uma empresa ou o enquadramento em outras profissões regulamentadas.
Vai aqui na minha bio do Instagram @tiagomarchese e dá uma olhada nos cursos, treinamentos e mentorias que ofereço para transformar você em um Fisioterapeuta fora da curva.