Tempos atrás, lá por 2012, acredito que eu gastava horas em uma análise biomecânica através de análises de filmagens. Sempre que eu estava sentado no computador eu pensava: “Deve existir um jeito mais fácil de fazer isso…”.
Comecei então, a pesquisar na internet e me deparei com um software para análise de gesto esportivo que podia atender as minhas necessidades, o KINOVEA.
O melhor do software: Era FREE!!
Além de ser um software gratuito, o KINOVEA é OpenSource, ou seja, é de código aberto, possibilitando que as pessoas façam upgrades que melhorem a performance das análises. Até aí tudo bem, porém, existia um problema: o software foi concebido para análises de gestos esportivos, então como eu poderia utilizar ele em minhas análises biomecânicas laborais e perícias?
Os métodos disponíveis para avaliar a exposição ao risco de lesões músculo-esqueléticas em ambiente laboral, ou identificação de trabalhos potencialmente perigosos, ou fatores de risco no trabalho, são muito variados.
Rastreamento angular
Kinovea tem a faculdade de seguir elementos de interesse no vídeo. Este programa é capaz de identificar, por indicação do operador elementos destacáveis pelas características dos seus pixels. Numa imagem os pixels, através da sua cor, são distinguíveis dos seus vizinhos, permitindo assim uma análise dinâmica das imagens.
A análise do movimento do corpo humano tem vindo a ser motivada pela vantagem de melhorar a interação homem/máquina/tarefa em diversas aplicações, onde se insere, naturalmente, a avaliação postural/sobrecargas biomecânicas, etc. Com esta vantagem proporcionada pelo software, consegui melhor e subir a régua dos meus relatórios técnicos de sobrecarga biomecânica.
Uma das coisas mais legais que é possível fazer é exportar os dados de análise em vídeo para o EXCEL e conseguir então fazer mais análises com relação aos movimentos de interesse. Com isso, é possível não só traçar gráficos, mas também contar número de posições, tempo em que a articulação ficou exposta a cargas axiais de acordo com a curva de Blix, e etc.
Avaliação de Força e Aceleração
O software também nos proporciona realizar avaliações de grandezas físicas, como força e velocidade. A força é o “puxão” ou “empurrão” que precisa ser exercido sobre um objeto para fazer com que ele adquira movimento ou aceleração. A Segunda Lei de Newton descreve como a força está relacionada com a massa e a aceleração, e essa relação pode ser expressa na forma de uma equação matemática para descobrir o seu valor:
No abaixo podemos visualizar velocidades de aceleração realizadas em uma tarefa onde o trabalhador usava uma marreta para colocar pinos em uma peça.
Pegando o valor da massa unitária do martelo (0,9 kg), teremos uma valência de Força (F) de aproximadamente 24,75 kg no valor de pico da martelada, o que proporcia um retorno igual e da mesma forma as articulções do membro superior utilizado conforme a 3ª Lei de Newton (para toda ação – força – sobre um objeto, em resposta à interação com outro objeto, existirá uma reação – força – de mesmo valor e direção, mas com sentido oposto).
Por outro lado, se adicionarmos a massa unitária do martelo, a estimativa do peso do segmento corporal do membro superior direito do avaliado | braço (±1,6 kg) + antebraço (±0,96 kg) + mão (±0,34 kg) |, uma vez que a sua massa corporal total de é de 57 kg, teremos então a real situação de força que envolve o momento avaliado, que resulta da soma das massas (0,9 kg do martelo + (±)2,9 kg da massa do membro superior direito), o que resulta em um valor de Força (F) de retorno de ± 104,5 kg/f.
Viram só a infinidade de usos que o KINOVEA vem a acrescentar em nossas avaliações?
RESUMINDO
É claro que não é tão simples assim realizar estas avaliações, precisamos fazer calibrações no vídeo, pois é de interesse conhecer a dimensão de algum elemento da imagem e então referenciá-la ao programa para podermos então calcular e montar os gráficos.
Também precisamos realizar o emparelhamento de vídeos e: Fazer cortes e dimensionamentos (alterando o vídeo no seu tamanho original, e delimitando seus pontos iniciais e finais); Podemos também realizar medições estáticas (em qualquer frame é possível determinar medidas angulares de elementos sujeitos a rotação ou não e determinar posições absolutas ou relativas de determinados elementos de interesse; e Também realizar medições dinâmicas (acompanhando elementos de interesse, por exemplo: articulações entre frames, e perceber a sua evolução no tempo, permitindo consequentemente determinar a sua velocidade).
Você já usa o KINOVEA ou sabia destas funcionalidades?