Um documento de orientação do processo de ergonomia é uma ferramenta útil para gerenciar um processo de ergonomia bem-sucedido e sustentável .
As iniciativas de ergonomia mais bem-sucedidas e sustentáveis têm dois pontos principais em comum, são eles:
1. Visão como um processo estratégico de melhoria contínua
A ergonomia deve ser vista como um processo sistemático de aprimoramento que agrega enorme valor à organização. Esse processo está inserido nas operações diárias da organização para melhorar o desempenho no local de trabalho, além de saúde e segurança.
2. Gerenciamento
Os processos de negócios bem gerenciados têm suporte/propriedade da liderança, objetivos, funções definidas, expectativas de desempenho e passam por uma revisão regular.
Para o processo ter essas características, a empresa precisará estabelecer um documento de orientação do processo de ergonomia. Este documento fornecerá a base para o processo de ergonomia. É uma ferramenta que se aprimora continuamente ao longo do tempo.
O documento de orientação do processo de ergonomia deve incluir:
1. Declaração de conhecimento e suporte ao processo de ergonomia
2. Metas e objetivos
3. Funções e expectativas de desempenho
4. Principais métricas e indicadores de desempenho
5. Planejar uma revisão e auditoria regulares do processo de ergonomia
1. Conhecimento e Suporte
O ponto principal de qualquer processo de ergonomia é que a liderança deve conhecer e apoiar o processo, para ter uma chance de causar um impacto duradouro na organização. Isso deve ser documentado no manual de orientação do processo de ergonomia e as principais partes interessadas devem indicar seu compromisso com o processo.
Se, ou quando, um dos principais responsáveis não estiver mais presente na empresa, um novo responsável deve ser estabelecido e o documento de orientação deve ser atualizado para refletir a mudança de liderança.
2. Metas e objetivos
Metas para o processo devem ser estabelecidas para fornecer orientação e responsabilizar todos pelo cumprimento dos objetivos principais. Esses objetivos devem estar alinhados com outros objetivos e iniciativas organizacionais.
3. Funções e expectativas de desempenho
É extremamente importante que todos na organização conheçam e compreendam seu papel no processo de ergonomia. Papéis e responsabilidades devem ser claramente definidos e comunicados . Expectativas específicas de desempenho devem ser definidas e as pessoas responsáveis por atender às expectativas.
4. Métricas e indicadores de desempenho
Métricas e indicadores de desempenho devem ser escolhidos e claramente definidos no documento de orientação. Todo mundo precisa saber e entender como a pontuação será mantida ao longo do processo. Uma combinação de indicadores deve ser usada para rastrear com precisão as atividades, o progresso e os resultados finais.
5. Processo de Revisão
Como qualquer processo de negócios, uma revisão/auditoria regular deve ser realizada para identificar oportunidades de melhoria contínua e para celebrar o sucesso ao longo do caminho.
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