Será que o fisioterapeuta pode mesmo realizar exame admissional demissional e periódico?
No artigo 168 da CLT é dito com muita objetividade que o empregador deve realizar e custear o exame médico na admissão e demissão.
Mas onde entra o exame fisioterapêutico nesse contexto?
O exame realizado pelo fisioterapeuta pode ser considerado como um exame complementar.
Ele pode ser utilizado para auxiliar a decisão do médico a respeito da condição de saúde físico-funcional do trabalhador no momento da contratação, durante o seu contrato de trabalho, e, na sua saída da empresa.
A nossa avaliação é um instrumento baseado em conceitos e metodologias de fisiologia humana e biomecânica associada ao nosso conhecimento a respeito do movimento humano em toda a sua potencialidade, para identificar os parâmetros mínimos de saúde físico funcional e os parâmetros específicos da atividade do trabalhador.
Os exames admissionais feitos pelo Fisioterapeuta do Trabalho podem ser realizados antes dos exames médicos e depois que o RH faça uma análise técnica do candidato para desta forma conferir uma proteção legal ao contratante.
Da mesma maneira é importante fazer o exame demissional para saber a condição físico-funcional do trabalhador no seu desligamento da empresa e para futuras contratações.
Em relação aos exames periódicos é muito importante que sejam realizados para determinar as condições do trabalhador ao longo do contrato de trabalho e entender se é necessário que hajam intervenções ou adequações no posto de trabalho.
Tendo as informações dos exames periódicos podemos agir de forma precisa e assertiva, lidando com os problemas de forma eficiente.
Os 3 exames – admissional, periódico e demissional, estão presentes e possuem codificações no Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos, na Resolução COFFITO 482.
O Fisioterapeuta do Trabalho tem um papel diferente do médico do trabalho em relação aos exames laborais admissionais, periódicos e demissionais, uma vez que analisamos estruturas e funções relacionadas ao sistema músculo esquelético, dando assim, um parecer muito importante para a saúde do trabalhador.
Como tem sido a sua experiência com os exames fisioterapêuticos? Deixe um comentário compartilhando!