Laudo e parecer são termos que frequentemente são usados de forma intercambiável, mas que possuem significados diferentes.
Um laudo é um documento técnico que descreve o resultado de uma investigação ou avaliação. Ele é elaborado por um perito ou especialista em uma determinada área e visa fornecer informações objetivas e precisas sobre um assunto. Por exemplo, um fisioterapeuta enquanto perito da justiça pode elaborar um laudo ergonômico em uma demanda judicial
Já um parecer é um documento que contém uma opinião ou uma avaliação de um especialista. Ele é elaborado por um especialista da área ou profissional habilitado e visa fornecer uma recomendação ou conselho sobre uma determinada questão. Por exemplo, um fisioterapeuta enquanto assistente técnico ou jurisconsultor pode elaborar um parecer sobre a viabilidade jurídica de uma ação.
A principal diferença entre um laudo e um parecer é que o primeiro é baseado em fatos e dados objetivos [normalmente originado de uma demanda de ordem judicial], enquanto o segundo é baseado em uma opinião derivada de um conhecimento técnico científico em uma determinada área do conhecimento. Ambos os documentos são importantes em diferentes contextos, mas é importante entender a diferença entre eles para utilizá-los de forma adequada.
Vai aqui na minha bio do Instagram @tiagomarchese e dá uma olhada nos cursos, treinamentos e mentorias que ofereço para transformar você em um Fisioterapeuta fora da curva.